Adece e IEL Ceará firmam parceria para potencializar inovação e competitividade na moda local

Com o objetivo de proporcionar inovação, qualificação e cooperação no setor da moda do Estado, o Governo do Ceará, representado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), firmaram parceria para a execução de ações estruturantes do Programa Moda Avante. As atividades tiveram início neste mês de junho com a realização de workshops de Mapeamento e Qualificação de Demanda nos municípios de Aracoiaba e Barreira, polos de produção de jeans no Ceará.

“Queremos estimular o fortalecimento do setor da moda, que possui importante protagonismo na economia do nosso estado. Com essa iniciativa, buscamos viabilizar a estruturação, inovação e desenvolvimento necessários para oportunizar o crescimento de negócios que, muitas vezes, veem seu crescimento comprometido por conta da informalidade. É uma orientação do governador Elmano de Freitas não só atrair novas empresas para o Ceará, mas também trabalhar pela sustentabilidade daquelas já existentes, gerando oportunidades de trabalho para a população cearense”, explica o presidente da Adece, Danilo Serpa.

Com um investimento de R$ 330 mil e duração de 12 meses, a parceria prevê a realização de diversas atividades como benchmarking, workshop de cocriação para validação de modelo de negócio do ambiente, consultorias em gestão da inovação, estruturação de um comitê gestor interinstitucional, mapeamento de 20 empresas da cadeia da moda, capacitações nas áreas de gestão, inovação e digitalização, consultorias em associativismo, rodadas de conexão com startups, fornecedores e ICTs, e a implantação de dashboard de monitoramento.

Para o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, a ação marca um salto qualitativo para o programa, que inicia o seu terceiro eixo de atuação. “O programa Moda Avante surgiu para atender a uma necessidade latente na cadeia da moda, inicialmente em duas verticais: Cultura de Inovação e Geração de Roadmap (visão de futuro) para elevar o grau de maturidade das empresas participantes. Surge, agora, a terceira vertical do programa: a Estrutura, com o objetivo de criar um modelo de negócio de ambiente de inovação, fruto de uma parceria com a Adece para essa construção coletiva”, explica.